O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) atribui aos municípios os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social, de caráter permanente ou eventual. O grande desafio o que se apresenta aos gestores de Assistência Social consiste em atender as demandas de proteção social e gerenciar as informações no nível local e para as demais esferas governamentais.
Com o propósito de fazer cumprir esses objetivos, a PROGES desenvolveu o sistema Social, para atender as necessidades de produção das informações e possibilitar o acompanhamento completo da área social municipal, com uma solução moderna, eficaz e flexível afim de atender ao novo modelo de gestão do MDS.
O Social garante informações detalhadas dos atendimentos realizados, benefícios concedidos e detalhamento do público atendido, integrando todas as unidades de Assistência Social, disponibilizando um histórico único, refletindo em controle e acompanhamento da real execução dos planos de ação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
• Tecnologia WEB;
• Melhor gerenciamento dos gastos em Assistência Social;
• Efetividade das ações de Assistência Social;
• Melhoria na Avaliação dos Resultados da Assistência Social;
• Agilidade no atendimento aos cidadãos;
• Atendimento integrado ao Prontuário SUAS;
• Atendimentos Sociais;
• Encaminhamentos Sociais;
• Avaliação da condição social dos cidadãos e famílias;
• Ações de Proteção ao Cidadão;
• Violências ou Violações de Direitos;
• Medidas Socioeducativas;
• Acolhimentos Institucionais ou Familiares;
• Evoluções dos Acompanhamentos Familiares;
• Atividades Coletivas;
• Convivência Comunitária e Fortalecimento de Vínculos;
• Formulário Mensal CRAS e CREAS;
• Acompanhamento de Cursos para capacitação dos cidadãos;
• Gestão dos Conselhos;
• Importação do arquivo CADUNICO
Administra o cadastro de famílias e seus integrantes com informações do Cadastro único e do Prontuário SUAS.
Gerencia os benefícios concedidos aos cidadãos e famílias, possibilitando o controle financeiro através de cotas.
Identifica os conselhos e seus membros controlando os documentos oficiais.
Realiza a gestão dos cursos de capacitação disponibilizados, identificando os instrutores e cidadãos participantes.
Gerencia os atendimentos realizados na Assistência Social, conforme definido no Prontuário SUAS, possibilitando os encaminhamentos para as áreas que complementam o atendimento social.
Controla as ações, garantindo apoio na gestão dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social do Município.
Controla os Programas Sociais do Governo Federal e os mantidos pelo próprio Município.
Controla as ações garantindo apoio para a gestão dos Centros de Referência de Assistência Social do Município.
Realiza a avaliação socioeconômica dos cidadãos, gerando a classificação de atendimento.
Gerencia o controle de insumos e materiais, custos e o fornecimento de benefícios aos cidadãos e famílias.
Possibilita o controle financeiro dos Recursos aplicados na área social.
Possibilita agilidade no atendimento e acompanhamento dos cidadãos e famílias, através do uso de tecnologia móvel.